cafés especiais
A bebida chegou à Europa trazida por navegantes e aventureiros holandeses, alemães e italianos. Motivou guerras no Oriente e perseguições e censura no Ocidente, chegando a ser considerado demoníaca e proibida pela Igreja – felizmente, o Papa Aurélio, apreciador de um bom café, o absolveu de qualquer culpa e o liberou entre os católicos. A partir do século XVII, o café tornou-se uma das bebidas mais consumidas no velho continente.
Do velho ao novo mundo foi um pulo. Holandeses e franceses o levaram para suas colônias americanas, aproveitando o clima apropriado ao cultivo. Assim o café começou a florescer no nosso continente. Foi por volta de 1727 que as primeiras sementes chegaram ao Brasil, e o café rapidamente tornou-se o mais importante produto brasileiro. Aí teve início um dos principais ciclos econômicos da nossa história: o Ciclo do Café, que enriqueceu muitos fazendeiros, trouxe capital ao nosso País e o tornou internacionalmente conhecido.
Espécies de Café
As duas espécies de café mais cultivadas no mundo são a Coffea arabica, ou simplesmente Café Arábica, e a Coffea canephora, o Café Robusta ou Conillon.
• O Arábica produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Possui aroma intenso e os mais variados sabores, além de diferentes tipos de corpo e acidez. Pode apresentar diversas tonalidades de cor verde e é geralmente cultivado em regiões com altitude entre 400 e 1000 metros. É originário da