Cadeia de valores em marketing
Sendo valor um dos pontos mais importantes para o consumidor, um produto, um preço fora do padrão de mercado têm um valor acima dos concorrentes ou abaixo aos dos mesmos em alguns casos pode-se perceber que há produtos similares e que devido a algumas características, são colocados preços acima do mercado para que haja uma maior valorização na marca.
Sabendo que o valor se inicia na escolha da matéria-prima a ser utilizada, algumas empresas acabam optando por posicionar os produtos e serviços de acordo com o segmento de mercado escolhido, sendo assim podendo classificar os produtos para: o mercado em geral (marketing de massa); segmentos de mercado; nichos de mercado; micro nichos de mercado; marketing 1-para-1.
A cadeia de valor em marketing é a seqüência de atividades interligadas que devem ser realizadas por fornecedores parceiros no canal e a empresa para criar e fornecer um pacote de valor que satisfaça aos clientes. É uma estratégia para o gerenciamento de canais onde estabelece um curso de ação para administrar as relações com outras organizações na cadeia de valor.
A produtividade de uma empresa é o elo entre sua vantagem competitiva e a cadeia de valor, que é o conjunto de atividades que criam valor para o cliente desde a matéria prima, passando pelos fornecedores até o consumidor final. Assim, se valor relaciona-se com quanto um consumidor está disposto a pagar pelo seu produto, é essencial utilizar a cadeia de valor a seu favor para obter vantagem competitiva.
Devido à forma com uma organização cuida para que todos os processos da cadeia de valor sejam feitos com a melhor qualidade e diferenciação acaba gerando uma grande vantagem competitiva diante das outras empresas que trabalham somente com processos e se baseiam em custos.
É necessário que seja traçada uma estratégia relacionada à cadeia de valor, afetando assim diretamente o posicionamento de uma empresa e a mantém em vantagem competitiva em relação às demais.