Calandragem
Curso: Mecânica industrial
Disciplina: Processo de fabricação
Trabalho: Conformação mecânica/calandragem
Professor: Vantuil
Alunos: Marcus loureiro
Outubro 2012
Introdução:
Por voltado anos de 1890 teve início a industrialização. Ela é recente se comparada às épocas primitivas em que uma determinada forma de trabalho podia durar muitos anos sem aperfeiçoamento. Então, surgiram as primeiras fábricas, dando início a fase industrial na história humana. Com o desenvolvimento das indústrias, foi intensificada a utilização de novos materiais e de novos processos de fabricação.
São muitos os processos de fabricação, mas aqui abordaremos só os que dizem respeito à conformação mecânica. Conformação é o nome dos processos em que se aplica uma força externa sobre a matéria prima, obrigando-a a tomar forma e dimensões desejadas por deformação plástica. O volume e a massa do metal se conservam nestes processos.
As principais vantagens são: bom aproveitamento da matéria prima; rapidez na execução; possibilidade de melhoria e controle das propriedades mecânicas do material, de par com a homogeneização da microestrutura.
Os processos de conformação são inúmeros e variados,aqui podemos destacar os principais: Forjamento, Extrusão,Trefilação,Estampagem e Calandragem que é o processo que vamos falar.
A máquina usada para curvar chapas chama-se calandra. Na calandra são curvados chapas, perfis e tubos. As peças podem ser curvadas de acordo com o raio desejado. Nesse tipo de máquina é que fabricam corpos ou costados de tanques, caldeiras, trocadores de calor, colunas de destilação etc.
Descrição do processo Calandragem
A chapa a ser calandrada é introduzida na calandra, um sistema de cilindros que pode ser constituído de 3ou 4 cilindros, paralelos uns aos outros, formando um triangulo ou um