Cadeia de suprimentos
Trata-se de uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias- primas e informação dos fornecedores para os clientes finais (CHOPRA, 2007).
Composição da cadeia: * Fornecedores de matéria – prima * Fabricantes * Distribuidores * Transportadores * Atacadistas * Varejistas * Prestadores de serviços * Próprio cliente.
O objetivo da cadeia em toda sua extensão é atender e satisfazer as necessidades do cliente, minimizando custos e maximizar lucros.
Uma cadeia bem sucedida é aquela onde todos os envolvidos alcançam o mesmo objetivo: maior lucratividade e vantagem competitiva. (CHOPRA, 2003).
Importância da cadeia
O elo da cadeia todo é importante para o crescimento e desenvolvimento de uma organização, o bom gerenciamento da cadeia além de ser um desafio, é vital para as organizações, um empresa voltada apenas na produção ou distribuição, não consegue colocar seus produtos no mercado competitivo, não consegue ser sustentável e dificilmente sobreviverá. O foco é sempre o mesmo: buscar eficiência no fluxo de produtos, serviços e informações, possibilitando o melhor desempenho integrado todos no canal (BALLOU, 2007).
O sucesso de uma empresa em relação à seus concorrentes não depende somente das estratégias de marketing, ou do bom relacionamento do elo da cadeia , ou de uma logística bem aplicada na hora e lugar certo, isoladamente, é portanto uma somatória de todos estes itens acrescentando um diferencial consistente em estratégia competitiva que agrega valor ao produto serviço (MEIRA, 2008).
Ocorre em todas as organizações gargalos que dificultam ou atrasam as operações logísticas, causando prejuízos financeiros e falta de compromisso diante dos prazos determinados.
O que são gargalos na logística?
São obstáculos ou entraves que causam transtornos operacionais,