As inteligencias multiplas e a educaçao inclusiva
GRADUAÇAO TECNOLOGICA
GESTAO DA SEGURANÇA NO TRABALHO
INTRODUÇAO AS INTELIGENCIAS MULTIPLAS
ARTIGO CIENTÍFICO (ACD) 1
AS INTELIGENCIAS MULTIPLAS E A EDUCAÇAO INCLUSIVA
POR
MASSAQUI ANTÒNIO DE OLIVEIRA
3987-LAD-ANG
RESUMO O presente artigo vem expor um tema que tem sido muito focado pelos órgãos de comunicação social, e debatido pelas organizações não governamentais, juvenis, religiosas, etc., trata da evolução da educação especial e das barreiras que tem encontrado, focaliza-se também aqui o uso da teoria das inteligencias multiplas de Gardner na educaçao especial para a efetivaçao do processo de enclusao. Sendo assim, tarnasse importante conhecer a evoluçao da educaçao especial, o que vem a ser as inteligencias multiplas, como esta teoria influencia na inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem, no sistema comum de ensino.
Palavra chave: as inteligências múltiplas e a educação inclusiva
INTRODUÇAO A implementação das inteligências múltiplas no sistema de educação, isto é nas escolas, fez com que todos aqueles com necessidades educativas especiais tivessem a possibilidade, de estarem inseridos no sistema normal de ensino, tal como as crianças normais. Neste modelo de ensinamento professores e alunos fazem uso da teoria das inteligências múltiplas, os professores procuram saber quais das oito inteligências são as mais desenvolvidas em cada um dos alunos. Segundo Armstrong, “os educadores podem começar a perceber as crianças, com necessidades especiais, como pessoas por inteiro, que possuem forças em muitas áreas de inteligência.( Armstrong, 2001, p.135).
Inteligências múltiplas – são as várias demonstrações em que é possível discernir a capacidade de um ser Humano nas várias áreas, como a corporal, a musical, a espacial, a interpessoal, a intrapessoal, a naturalista e a existencialista. Educação especial – A educação Especial é uma