O idoso e o mercado de trabalho
Bernadete
Eva Vilma
Francilene
Sandra Cristina
Projeto de Pesquisa
O idoso e o mercado de trabalho
São Paulo – 2012
“Com o passar dos anos, as árvores tornam-se mais fortes e os rios, mais largos. De igual modo, com a idade, os seres humanos adquirem uma profundidade e amplitude incomensurável de experiência e sabedoria. É por isso que os idosos deveriam ser não só respeitados e reverenciados, mas também utilizados como o rico recurso que constituem para a sociedade”. (Kofi Annan, 2006)
Tema
O idoso e o mercado de trabalho
Justificativa
Certamente muitos de nós em algum momento da vida ouvimos que o futuro pertencia aos jovens. O Brasil deixou de ser jovem. Hoje, 15 milhões de pessoas têm mais de 60 anos de idade e estima-se que em 2025, o Brasil terá 34 milhões de pessoas acima de 60 anos. Esse fato representará a sexta maior população idosa do planeta. (IBGE, 2002)
O envelhecimento é um fenômeno mundial e irreversível da vida, marcado por mudanças biopsicossociais específicas da passagem do tempo. Mas essas mudanças não ocorrem somente em uma determinada fase da vida humana, a infância e a adolescência também passam por transformações.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística dos anos de 2009 e 2010 indicaram um aumento de esperança de vida dos brasileiros de 73,2 anos para 73,5 anos. Estima-se que 1,6% da população – cerca de 2,9 milhões de pessoas - no país será composta por idosos com 80 anos ou mais. (IBGE, 2009,2010)
Esse segmento da população não apenas cresceu em número, mas também cresceu em postura ativa e participativa na sociedade. Fato percebido pelo número de idosos que retardam suas aposentadorias e continuam a trabalhar, ou voltam ao mercado de trabalho depois de se aposentarem.
A partir de pesquisas em artigos, arquivos e internet, buscamos entender quem são os idosos que estão de volta ao mercado de trabalho e por que voltam a trabalhar? Indagações referentes a