Cachaça
18 de agosto de 2010 por Mapa da Cachaça
Categorias: Artigos * * *
-------------------------------------------------
Aprenda com o Mapa da Cachaça e o Leandro Batista, o Sommelier de Cachaça, um pouco mais sobre os diferentes tipos de cachaça.
Entrevistamos o Sommelier de Cachaça para aprendermos mais sobre os diferentes tipos de cachaça e suas diferenças em relação aos outros destilados.
“Cachaça tem que ser produzida aqui no Brasil e ser destilado de cana-de-açúcar. Tem que ter graduação 38º a 48º e tem que ser produzida aqui no Brasil, não pode ser em outro lugar. E cachaça é só destilado da cana-de-açúcar, a bebida que é destilado de caju não é cachaça é uma aguardente de caju.” – Leandro Batista do Restaurante e Cachaçaria Mocotó
Os tipos de cachaça:
A cachaça pode ser branca ou amarelada * Brancas: A cachaça pode ou não passar por madeira. É importante destacar que a cachaça não pode ter nenhuma alteração de cor. Nesse caso, o produtor poderá adicionar a marca as expressões Clássica, Tradicional ou Prata.
A cachaça que não passa por madeira é, depois da destilação, descansada em aço inox e em seguida é padronizada e engarrafada. A bebida apresenta aroma e paladar mais próximos da cana. Agora, algumas cachaças são retidas em madeiras que não soltam coloração (Jequitibá, Freijó, Amendoim) – portanto, elas continuam sendo brancas. * Amarelas: A cachaça foi armazenada ou envelhecida em madeira e apresentou alteração substancial na sua coloração. Nesse caso o produtor poderá adicionar a marca a expressão Ouro.
A cachaça retida em madeira pode ser armazenada ou envelhecida: * Armazenada: A cachaça fica armazenada por tempo indeterminado (2 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos) em tóneis de madeira sem destição de tamanho. Esse processo resulta no chamado “amaciamento” da bebida, influenciado no seu aroma e paladar de acordo com a madeira. * Envelhecida: No mínimo 50 % da cachaça fica durante pelo menos 1 ano em