cabotagem
Cabotagem é a navegação entre portos marítimos de um mesmo país, sem perder a costa de vista. A cabotagem contrapõe-se à navegação de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes nações. O termo é derivado do nome de família do navegador veneziano do século XVI Sebastião Caboto, que explorou a costa da América do Norte ao margeá-la, da Flórida à foz do rio São Lourenço, no atual Canadá. Na América do Sul, Caboto, a serviço da Coroa da Espanha, adentra o rio da Prata, pelo litoral, em 1527 em busca da mítica Serra da Prata, numa expedição que prolonga até1529, sem lograr o seu objetivo. Por causa desses feitos na navegação costeira e em sua homenagem, a estratégia de navegação costeando o litoral recebeu o nome de cabotagem.
O que é praticagem?
A praticagem (no Brasil) e pilotagem (em Portugal) é o serviço de auxílio oferecido aos navegantes, geralmente disponível em áreas que apresentem dificuldades ao tráfego livre e seguro de embarcações, em geral de grande porte. Tais dificuldades podem ser relativas a ventos, estado do mar, lagos ou rios, marés, c correntes, bancos de areia, naufrágios, visibilidade restrita, entre outras.
É realizado por empresas?
Sim. No estado do Ceará existe a Ceará Marine Pilots (empresa que oferece assessoria de movimentação de navios e outras embarcações) entretanto o ministério da Marinha no seu regulamento geral dos serviços de praticagem (capitulo I art 10) diz: . Os Práticos, de preferência, deverão exercer a profissão reunidos em associação ou comissão, a fim de que seja assegurada a praticagem ininterruptamente a todos os navios.
Qual lei regulamenta a praticagem? Lei n° 9. 537, de 11 de dezembro de 1997
Como tornar-se um prático?
Os práticos devem ter experiência comprovada na condução de embarcações e são selecionados a partir de processos seletivos públicos organizados e fiscalizados pela Marinha do Brasil. Os candidatos podem ser de ambos