metodologia da musculacao
Prof. Eder Lima
1) Introdução
A musculação nos dias de hoje tem deixado de ser vista apenas como sinônimo de treinamento de força. Os mitos que a envolvem têm caído por terra, graças, em parte, à mídia, que vem esclarecendo e despertando a população em geral para seus benefícios. Desta forma, os próprios alunos têm buscado profissionais mais qualificados nas academias, que sejam realmente capazes de lhes prestar uma melhor assistência e orientação. E, é fundamental que os já graduados em Educação Física continuem seu processo de aprendizado e aprimoramento, inclusive em matérias que extrapolam a própria Educação Física, mas que direta ou indiretamente, influenciarão no trabalho a ser desenvolvido junto aos alunos.
A grande maioria das pessoas ainda procura na musculação apenas uma melhor aparência estética, contudo, isto na verdade não deveria ser objetivo e sim a consequência natural de uma atividade física bem orientada e segura, num sentido maior - melhoria da qualidade de vida. Assim sendo, dentro de um conceito de aptidão física, devemos buscar numa sessão de musculação o desenvolvimento de três qualidades físicas básicas, a força ou resistência muscular, flexibilidade e a resistência aeróbia. Esta, como exercício físico regular destas três qualidade físicas básicas citadas, traz uma série de benefícios como:
*0 uma sensação de tranquilidade e bem-estar;
*1 melhorias da auto-imagem, do auto-conceito e da auto-estima;
*2 melhoria na sociabilização e nos relacionamentos interpessoais;
*3 melhoria da qualidade do sono;
*4 melhoria em quadros de depressão e angústia;
*5 melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem);
*6 diminuição do nível de ansiedade, refletindo em alguns dos problemas de obesidade;
*7 aumento do gasto calórico total diário, reduzindo e controlando a quantidade de gordura corporal (desde que acompanhada de uma dieta