Cabotagem
A navegação de cabotagem é o transporte de cargas realizado entre os portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou vias navegáveis interiores. compreende todo o transporte marítimo praticado ao longo da costa brasileira.
No jargão técnico, falamos ainda em “grande cabotagem”, incluindo o transporte marítimo realizado ao longo da costa do Brasil até os países vizinhos. Porém, oficial e formalmente, essa modalidade refere-se ao transporte realizado ao longo da costa brasileira e no Rio Amazonas (do Rio Grande do Sul até Manaus).
A cabotagem ainda esta dando seus primeiros passos no Transporte brasileiro, e uma das justificativas para isso, segundo armadores e usuários, é que o maior problema da cabotagem não está nos navios, mas nas operações portuárias. Mesmo com pouco crescimento nos últimos anos, a infra-estrutura de alguns portos começou a apresentar gargalos nas operações de cargas e descargas de contêineres.
Outro problema significativo da navegação de cabotagem é o desbalanceamento existente nos fluxos de cargas entre regiões. Por exemplo, o fluxo de cargas enviadas do Sul para o Norte é muito superior ao fluxo de cargas no sentido contrário (Norte-Sul), o que acarreta problemas pela baixa taxa de ocupação dos ativos (navios), gerando altos custos de oportunidade.
A Cabotagem é uma alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de diversos setores, contribuindo de maneira significativa na preservação ambiental, transferindo a demanda de transporte de cargas terrestres para o marítimo, ajudando a reduzir os níveis de poluição no planeta.
O sistema rodoviário continua sendo preponderante, a despeito de as nossas estradas estarem bastante precárias, a perda de cargas, especialmente a granel, poderia ser reduzida substancialmente se o Brasil utilizasse mais o transporte de cabotagem.
Falta de infra-estrutura adequada, baixos investimentos e