Básicos sobre Trades
CANAIS DE TENDÊNCIA
A Tendência é sua amiga, The trend is your friend. Pelo menos 80% das operações devem ser feitas a favor da tendência. Operando a favor da tendência, usar as figuras de impulsão e médias móveis exponenciais.
Os outros 20% das operações podem ser contra a tendência, é mais arriscado. A reversão de uma tendência não é fácil: pode ameaçar reverter, acumular, distribuir e não confirmar. E quanto mais alta ou forte uma tendência, mais difícil de inverter. Se mesmo assim a decisão for operar contra a tendência, observar IFR e candles para tentar uma entrada no suporte. Esperar algum sinal de fundo, e entrar com stop no fundo. Quando reverte, boas chances de ganhos altos.
Traçar canais de tendência pode ajudar, especialmente se for uma tendência muito clara e duradoura. Caso contrário, observar o descolamento das médias móveis ajuda mais.
Quando o mercado estiver lateral, configura distribuição ou acumulação. Verificar suporte e resistência e operar nesta faixa, atento a rompimentos. Com mercado lateral ou indefinido, dar tiros curtos, mercado de trincheira.
O mercado tem memória sobre os preços dos ativos, uma vez que é operado por pessoas. Por isso determinados suportes ou resistências históricas tendem a se repetir um dia. Lembrar que não existe precisão milimétrica para suportes e resistências.
Quanto mais forte e repetida for uma resistência ou suporte, quando for rompida a tendência é de que seja porrada, chegando logo no 1º objetivo de Fibonacci. Por isso, buscar sempre fundos e topos que se repetem.
Dentro de uma LTA, quando acontece uma pequena realização sem cruzar as médias móveis, é um bom momento para comprar, K.K. caiu, comprou. Já se estiver configurada uma LTB e houver um repique, L.C. levantou, cortou.
Lembrando que o mercado exagera tanto no medo, quanto na ambição. Especialmente no medo, pois estamos falando do bolso das pessoas; por isso, os movimentos de queda no gráfico