FORÇA DA ÁGUA
PEDAGOGIA 6º PERÍODO / NOITE
DISCIPLINA: CMC CIÊNCIAS II
PROFESSORA: MÁRCIA
ALUNAS: JULIANA LETÍCIA E KENIA HOMEM
A ÁGUA
Desde os tempos mais remotos, o ser humano sabe que não poderia viver sem água. Além de utilizá-la para saciar a sede, nela se banhava. Usando troncos de árvores, passou a fazer canoas e jangadas. Á água passou assim a constituir uma via de transporte.
Mais tarde, o ser humano descobriu que o movimento das águas poderia facilitar o seu trabalho e gerar energia. Com esse conhecimento, construiu pilões1 e rodas-d´água.
ÁGUA, ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Para ler e comentar
CANTIGA DE MOINHO
Canta a fonte pra noite embalar.
Gira a roda pro dia acordar!
Canta a fonte chuá... chuá...
Gira a roda roda e gira gira e roda sem parar.
Canta a fonte gira a roda canta e gira sem cessar.
Gira a roda pro dia acordar.
Canta a fonte pra noite embalar
Girassóis. Iêda Dias. Belo Horizonte, Compor, 1995.
Experiência: COMO USAR A FORÇA DA ÁGUA?
Material:
Um espeto de madeira cortado ao meio; quatro palitos de dente; metade de uma rolha; duas tampas de pote de margarina; fita crepe; uma garrafa grande de refrigerante; dois canudos; tesoura sem ponta.
Como fazer:
1 – Espetar os palitos na rolha; 2 – Com ajuda de um adulto, cortar quatro quadrados de 3 cm de lado com as tampas de margarina. Prender cada pedaço na ponta de cada palito de dente; 3 – Encaixar os canudos no espeto de madeira; 4 – com ajuda de um adulto, cortar a garrafa ao meio e fazer um V de cada lado; 5 – Encaixar a roda-d´água na garrafa e abrir a torneira em cima de um dos quadrados. Observe.