teste da página
Reinaldo Gonçalves**
RESUMO
O texto apresenta uma resenha da teoria do comércio internacional. São elencados, de forma didática, os principais elementos dessa que é uma das mais antigas áreas do pensamento econômico. Também é destacada a inexistência seja de uma teoria geral, seja de uma nova teoria do comércio internacional.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste texto é o de apresentar um panorama das diferentes teorias de comércio internacional. Na verdade, este é um campo de estudos que desenvolveu-se a tal ponto que não é possível tratá-lo num único artigo. Pode-se listar, entre seus tópicos, a teoria “pura” do comércio internacional; o comércio internacional e a concorrência imperfeita; os teste empíricos da teoria; a teoria e a prática da proteção; a economia política do comércio internacional; políticas comerciais estratégicas; comércio, crescimento e desenvolvimento; integração econômica internacional; comércio de serviços; comércio e produção internacional; negociações comerciais multilaterais; e comércio internacional e a macroeconomia aberta.
Na realidade, cada um destes tópicos implica em um campo de estudos específico. Não é nosso objetivo apresentar uma resenha exaustiva da literatura sobre a teoria do comércio internacional e suas aplicações. Este trabalho limita-se a mostrar apenas uma visão panorâmica a respeito da teoria pura do comércio internacional, concentrando-se nos seus determinantes básicos. Trata-se de uma resenha que procura facilitar o estudo tanto de estudantes como os profissionais que não encontram livrostexto, trabalhos ou artigos que apresentem o núcleo duro da teoria do comércio internacional. *
Traduzido do original, “The Theory of International Trade: back to basics”, por José Deolindo
Menck. Texto publicado em Economia Ensaios, Volume 12, No. 1, dezembro 1997, p. 3-20.
**
Professor Titular de Economia Internacional na Universidade Federal do Rio de