SEGURANÇA DO TRABALHO NA ELETRICIDADE
De um modo geral, a energia pode ser definida como capacidade de realizar trabalho ou como resultado da realização de um trabalho. Na prática, a energia é melhor “sentida do que definida”.
Quando se olha para o Sol, tem-se a sensação de que ele é dotado de muita energia, devido à luz e ao calor que emite constantemente.
FORMAS DE ENERGIA
Existem várias formas de energia ou modalidades de energia:
Energia cinética: associada ao movimento dos corpos.
Energia potencial: armazenada num corpo material ou numa posição no espaço e que pode ser convertida em energia “sensível” a partir de uma modificação de seu estado, podendo ser citadas, por exemplo, a energia potencial gravitacional, energia química, energia de combustíveis e a energia existente nos átomos.
Luz e calor são duas outras modalidades de energia: energia luminosa e energia térmica, fáceis de serem “sentidas”.
Outra forma de energia, é a magnética (imã). Esta só pode ser percebida por meio de sua atração sobre materiais, como o ferro.
MATÉRIA E ENERGIA
Se um carro, a uma velocidade de 30 km/h, bate em um muro, vai ficar todo amassado e quase nada vai acontecer com o muro. Se um caminhão carregado, também a 30 km/h, bate no mesmo muro, vai “arrebentá-lo” e o caminhão quase nada sofrerá. Isso significa que, quanto maior a massa, maior a energia associada ao movimento.
USO DA ENERGIA
A humanidade tem procurado usar a energia que a cerca e a energia do próprio corpo, para obter maior conforto, melhores condições de vida, maior facilidade de trabalho, etc..
Para a fabricação de um carro, de um caminhão, de uma geladeira ou de uma bicicleta, é preciso ter disponível muita energia elétrica, térmica e mecânica.
A energia elétrica é muito importante para as indústrias, porque torna possível a iluminação dos locais de trabalho, o acionamento de motores, equipamentos e instrumentos de medição.
Para todas as pessoas, entre outras aplicações, serve para iluminar as ruas e as