Burocracia e mérito
BUROCRACIA PROFISSIONAL E MERITOCRACIA
RECIFE
2013
Mérito é um dos principais conceitos estudados neste trabalho e guarda semelhanças, mas não identidade, com o tema desenvolvido na introdução. Trata-se de um adjetivo complexo, que não se relaciona necessariamente com força física ou caracteres natos e imutáveis, mas sim a qualificações que podem evoluir e se aprimorar sempre.
Segundo o dicionário da língua portuguesa (Houaiss, pág. 517), mérito é “[...] aquilo que faz uma pessoa digna de elogio, de recompensa, merecimento. Qualidade apreciável de uma coisa, de uma pessoa”.Desse substantivo também origina a expressão meritíssimo, adjetivo comumente adotado no meio jurídico para tratamento conferido aos magistrados, provavelmente no intuito de ressaltar a dignidade do cargo e o grande mérito de seu titular.
Analisando os contextos de aplicação desse termo, pode-se concluir que na maioria das vezes sua utilização é relacionada à conquista por algum trabalho ou feito, ou, merecimento, palavra também relativa à sua origem.
Interessante comentário sobre a etimologia desse vocábulo foi elaborado por
Frederico de Sousa (2010).
A palavra mérito como derivada do verbo latino mereor, que significa receber como parte ou como prêmio, fazer-se pagar, ganhar; passando a merecer na língua comum, com o sentido de comportar-se com relação a. A palavra Emérito (muito versado, sábio) é vinda da mesma raiz mereor, assim como a palavra meretriz, em cuja base de significação também está presente o ‘receber como parte ou como prêmio, fazer-se ganhar. Atualmente, quando se fala em meritocracia no serviço público, o primeiro exemplo a emergir são os concursos públicos realizados para a contratação de pessoal. No entanto, essa não é uma fórmula