Sociologia da burocracia
Robert King MertonA Estrutura Social da Burocracia, racionalmente organizada: A burocracia implica uma clara divisão de atividades integradas que são consideradas comodeveres inerentes aos cargos. Nos regulamentos se formula um sistema de diversos controles esanções. A atribuição de funções se faz à base de qualificações técnicas que são determinadas por procedimentos formais e imparciais.O sistema de relação entre distintos cargos implica um alto grau de formalidade e umadistância social claramente definida entre os ocupantes dessas posições.Fórmulas específicas de procedimento favorecem a objetividade e impedem que os
“sentimentos agressivos se transformem em atos de violência”. O tipo de funcionário burocrático é designado para o desempenho e seu cargo ou por seusuperior ou por uma prova ou exame imparcial. Não é eleito. A burocracia proporciona o máximo de segurança profissional.O principal mérito da burocracia está na sua eficiência técnica devido à ênfase que dá à precisão, rapidez, controle técnico, continuidade, discrição e por suas ótimas quotas de produção. A estrutura está concebida para eliminar por completo as relações do tipo pessoal e asconsiderações emocionais (hostilidade, ansiedade, vínculos afetivos, etc.).
Divisão de atividades, regulamentos, funções, formalidade, impessoalidade, segurança,eficiência técnica, objetividade, disciplina, etc. Essas são características claras de uma estrutura burocrática racionalmente organizada, segundo Merton.Eficiência: É o uso racional dos meios dos quais se dispõe para alcançar um objetivo previamente determinado. Trata-se da capacidade de alcançar os objetivos e as metas.
Robert King MertonA Estrutura Social da Burocracia, racionalmente organizada: A burocracia implica uma clara divisão de atividades integradas que são consideradas comodeveres inerentes aos cargos. Nos regulamentos se formula um sistema de diversos controles esanções.