Sociologia
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
Curso de Ciências Contábeis
Trabalho de Sociologia
A Importância da Burocracia para Max Weber
Manaus - Amazonas
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
Curso de Ciências Contábeis Márcia Andréia da Silva Gama
A Importância da Burocracia para Max Weber
Trabalho a ser apresentado no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Norte – UNINORTE / LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES, como requisito para obtenção de nota parcial na Disciplina de Sociologia, Professor Lázaro Pereira Dourado. 3º Período, Turma CCN03S2.
Manaus - Amazonas
2011
INTRODUÇÃO
A teoria da burocracia foi formalizada por Max Weber que, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, procurou fazer um mapeamento de como se estabelece o poder nessas entidades. Construiu um modelo ideal, no qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas. Assim, Weber cunhou a expressão burocrática para representar esse tipo ideal de organização, porém ao fazê-lo, não estava pensando se o fenômeno burocrático era bom ou mau. Weber descreve a organização dos sistemas sociais ou burocracia, num sentido que vai além do significado pejorativo que por vezes tem. Burocracia é a organização eficiente por excelência.
A Importância da Burocracia para Max Weber
O termo "Burocracia" surgiu na segunda metade do século 18. Inicialmente foi empregado apenas para designar a estrutura administrativa estatal, formada pelos funcionários públicos. Eles eram responsáveis