administração
Administração
Sociologia das Organizações
Professora: Janeth Aparecida Scofield Souza
Aluno: Fábio Alexandre Lima da Silva
Sociologia Organizacional: aspectos relevantes da organização burocrática e seus contextos institucionais
Resenha crítica apresentada como requisito para a obtenção de uma nota parcial da disciplina Sociologia das Organizações, pelo curso de Administração na Instituição JK-Serrana de Sobradinho, ministrada pela professora Janeth Aparecida Scofield Souza.
Sociologia Organizacional: aspectos relevantes da organização burocrática e seus contextos institucionais
Prof. Enilton Ferreira Rocha
Sociologia Organizacional
Por volta dos anos 40 a organização administrativa teve um novo significado pelo motivo do avanço do desenvolvimento tecnológico, com isso ocorre uma grande discussão sobre a Sociologia da Burocracia, da teorias de Max Weber, como referencial teórico para a revisão e reorganização dos processos administrativos e suas inter-relações corporativas.
Com isso pesquisar é implantar novas formas de racionalidade administrativa virou palavra de ordem nas organizações, em busca de qualidade e produtividade no mundo dos negócios.
A Burocracia na visão de Max Weber
Na visão analítica de visão de Max Weber em relação as estruturas nas organizações, observa-se que a racionalidade se destaca dando mais importância á eficiência e á eficácia como os parâmetros de medição da capacidade organizacional e da capacidade sistêmica na empresa. A maior preocupação de Weber é a racionalidade, principalmente com a adequação dos meios aos fins. A organização é racional quando é eficiente, portanto para Weber a burocracia era a forma mais eficiente de uma organização. Max descreveu uma estrutura burocrática acreditando que era comum á maioria das organizações formais.
Na literatura brasileira “a burocracia é uma forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação