Bullyng
RESUMO
O presente artigo tem como finalidade auxiliar o corpo docente a identificar o bullying e sua problemática. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório que utilizou a pesquisa bibliográfica como metodologia. Este tipo de violência se manifesta sutilmente sob a forma de brincadeiras, apelidos, trotes, gozações e agressões físicas. É necessário que o professor desenvolva estratégias de intervenção para a prevenção desse fenômeno durante toda a educação básica e desde a educação infantil até o último ano do ensino médio.
Palavras-chave: Bullying. Educação. Estratégias de intervenção. Violência.
SUMMARY
This article aims to assist the faculty to identify bullying and its problems. To that end, we conducted an exploratory study that used the bibliographic research as a methodology. This type of violence manifests itself subtly in the form of jokes, nicknames, hazing, teasing and physical aggression. It is necessary for the teacher to develop intervention strategies to prevent this phenomenon throughout the basic education from early childhood education until the last year of high school.
Keywords: Bullying. Education. Intervention strategies. Violence
1. INTRODUÇÃO
O bullying é caracterizado por uma violência física e psicológica que vem acontecendo há muito tempo, embora não exista registro histórico. Muitas vezes pessoas acreditam ser uma atividade normal entre crianças e jovens porém, bullying gera sérios riscos à sociedade, pois os agressores intimidam suas vítimas fazendo-as abandonar a escola e a se afastar do convívio com a sociedade por medo de serem violentadas física e emocionalmente.
A violência e a agressividade, no contexto escolar, estão crescendo de forma alarmante. O profissional necessita estar apto para identificar e intervir no cotidiano escolar.
2. O QUE É BULLYING?
A palavra bullying é derivada do verbo em inglês bully, que significa usar a superioridade física para intimidar alguém.