Poder, política e educação
Fabiana Borges Martins
PODER, POLÍTICA E EDUCAÇÃO.
Quixadá - CE
2013
FABIANA BORGES MARTINS
PODER, POLÍTICA E EDUCAÇÃO.
Trabalho de Pesquisa apresentado junto ao curso de Pós-Graduação em Filosofia da Educação da Faculdade Católica Rainha do Sertão, como requisito parcial à obtenção da nota referente à disciplina História das Ideias Pedagógicas.
Quixadá – CE
2013
PODER, POLÍTICA E EDUCAÇÃO. A educação é um tema que cada vez mais ganha espaço para discussão, por se tratar de um assunto de grande relevância para a sociedade, pois é através dela que o indivíduo recebe uma preparação profissional e cívica de como atuar em seu meio. Diante disso, os profissionais da educação analisa essa questão sob dois pontos de vistas distintos, um sendo o fim da educação e o outro de como atingir esse fim. O primeiro caracteriza-se como uma visão democrática, por encarar a educação a educação como uma realidade que proporciona aos indivíduos uma formação cidadã, assim, os educandos tomam consciência, portanto, motivação, permitindo o seu engajamento em movimentos coletivos, com o objetivo de tornar uma sociedade livre e igualitária.
E por outro lado, a educação na visão produtiva, como uma entidade que prepara os indivíduos para o ingresso no trabalho, isso porque os indivíduos são encarados como sujeitos que tem capacidade de produção na qual exige tanto do seu próprio esforço, quanto dos seus orientadores e familiares. Portanto, nesse sentido, a educação atua na vida dos educandos, tanto no sentido de instruir e desenvolver suas capacidades intelectuais, quanto no desenvolvimento das faculdades que os habilitem a integrar no mercado de trabalho. Assim, as duas visões valorizam a educação como meio de melhorar a sociedade.
No âmbito educacional acontece a exigência democratização da educação como uma realidade universal, porque essa partir