Bulhões
É uma empresa publica vinculada ao ministério da ciência e da tecnologia, objetivo é promover o desenvolvimento tecnológico e inovação no país de acordo com metas e prioridades estabelecidas pelo governo federal.
FINEP concede financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis a empresas e constituições que investem na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos e processos na busca continua da inovação tecnologia, exemplo:
Universidades, instituições de ensino e pesquisa e institutos e centros de pesquisas tecnológicas, incubadora de empresas tecnológicas, parques tecnológicos, pequenas e médias empresas.
Modalidades de Financiamento:
Financiamento não reembolsável, destinado a instituições públicas ou sem fins lucrativos (universidades), para palestras, projetos de pesquisas e intercambio entres pesquisadores.
Financiamento reembolsável, crédito concedido a instituições que demonstra capacidade de pagamento e condições para desenvolver projetos de P.D&I.
As modalidades de financiamentos reembolsáveis são as seguintes:
Financiamento com encargos reduzidos são destinados à realização de projetos de pesquisas, desenvolvimento e inovação de bens, serviços ou para capacitação tecnológica de empresas brasileiras.
Financiamento reembolsável padrão, a FINEP financia 80% do valor total do projeto com encargos financeiros formados pela TJLP(taxa juros a longo prazo), acrescidas de margem de 5% ao ano( spread ).
Financiamento com juros real zero, financiamento destinado a micro e pequenas empresas inovadoras.
Outras formas de apoio a empresas, subvenção econômica e isenção fiscal, ou seja, incentivos fiscais para inovação tecnológica é chamada MP do bem.
FUNDOS CONSTITUCIONAIS – FNO (Fundo do norte)/FNE(fundo nordeste / FCO
Os fundos constitucionais foram criados pela constituição federal de 1988, nela a união obriga a destinar 3% da arrecadação do imposto sobre a renda (IR) e o imposto sobre produtos