Bubalinos
Bubalinos (Búfalos Domésticos)
São Paulo, SP
2014
Bubalinos
Búfalos Domésticos
Os búfalos são animais domésticos da família dos bovídeos, de origem asiática, utilizados para produzir carne e leite para consumo humano. É um animal rústico, muito resistente e com grandes qualidades de adaptação ao meio ambiente. Os Bubalinos têm temperamento dócil, o que facilita sua criação e manejo e se adaptam bem às condições ambientais úmidas. Dentro do grupo de bubalinos existem duas espécies: o Búfalo Selvagem (Bubalus Arnee) e, o Búfalo de Água ou Búfalo Doméstico (Bubalus Bubalis).
A espécie búfalo de água ou doméstico está representada neste país pelos seus dois tipos: os búfalos de pântano, e os búfalos de rios ou índico.
Comportamento Social
Relação com o ambiente
Búfalos são criaturas que adoram sombra e água, e a exposição prolongada ao Sol em clima quente causa mais desconforto do que causa ao gado. Essa exposição prolongada ocasiona o aumento da temperatura corporal e da frequência respiratória, a ruminação para, o desconforto é mostrado através de pontapés, movimentos de cauda e extensão da cabeça. Após a exposição por duas horas o animal estará ofegante, babando e liberando líquido pelo nariz e pelos olhos.
Se mudado para a sombra o animal rapidamente se recupera. Cuidados devem ser exercidos quando búfalos são movidos durante o calor do dia. O ritmo de manadas de gado não pode ser mantido. Búfalos albinos não parecem sofrer mais do que os normais de cor escura.
O confinamento de animais domésticos muda radicalmente suas vidas, afetando o habitat, as atividades e capacidade dos indivíduos de escolher se querem permanecer ou sair. Sob confinamento, os animais têm menos espaço para o movimento, e os estímulos ambientais que facilitam a expressão de uma espécie específica são muitas vezes inexistentes. O conceito de tédio tem sido usado para justificar o estado dos animais nestas condições.
Um comportamento