Modelo Japonês de Administração
MODELO JAPONES DE ADMINISTRAÇÃO
A administração japonesa nasceu no chão de fabrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento continuo. Foi através do Modelo Japonês de Administração que surgiu o Sistema Toyota de Produção.O sistema Toyota de Produção surgiu na fábrica de automóvel Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Sendo que já existia durante a guerra, fabricando caminhões para ela. Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa. A criação do Sistema Toyota de Produção se deve ao fundador da Toyota e mestre de invenções Eiji Toyoda e Taiichi Ohno.
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O Just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.
Este conceito consiste em fabricar os produtos em pequenos lotes de acordo com as encomendas dos clientes. Isto implica em fazer mudanças nas maquinas da linha de produção, este ponto bate de frente com a filosofia ocidental da época. Ohton Treinou os funcionários para que ele mesmo pudesse fazer as mudanças, os treinamentos eram constantes até que em pouco tempo as medidas das maquinas eram mudadas em três minutos.
A fabricação com qualidade tem por objetivo primordial identificar e corrigir