Bubalinos
Os búfalos apresentam ótimas características zootécnicas, como a sua rusticidade, longevidade, adaptabilidade, prolificidade e precocidade. Alem de serem extremamente doceis.
A grande capacidade dos búfalos engodarem com forragens grosseiras, e converter pastagens nativas em ótimo ganho de peso. Muito útil em um país com as características como as do Brasil, no qual encontramos gigantescas áreas de pastagens naturais, ideais para a criação de búfalos.
A carne de búfalo e utilizada tanto na venda do produto resfriado ou congelado como, também, na produção de hambúrgueres, salsichas, etc. É uma carne considerada magra, com baixo teor de colesterol e com aspectos de gosto semelhantes ao da carne bovina. A produção de leite, que é consumido in natura ou utilizado na produção da famosa muzzarela de búfala, que é um dos queijos mais apreciados e consumidos.
O sistema de criação predominante e o sistema extensivo, principalmente desenvolvido em pastagens nativas e de baixa qualidade.
Sao animais de pele preta e com poucos pelos também da cor preta, sofrem muito quando quando estao sob a luz do sol, o que agrava ainda mais é a dificuldade que os Bubalinos tem de dissipar o calor estracorporeo, em funçao do reduzido numéro de glandulas sudoripara. Por esse motivo em seu ambiente criatorio, ele nécessita de açude ou lago para ficar mergulhado nas horas mais quentes do dia.
O manejo dos bubalinos também não apresenta grandes diferenças e exige apenas adaptações básicas. “Ele não requer nada de diferente em relação ao bovino de gado de corte tradicional, a não ser algumas pequenas adaptações ao curral e ao tronco de trabalho”. Segundo pecuaristas criadores de bubalinos em Nova Andradina.
A criação de búfalos é uma alternativa rentável, uma forma de diversificar as fontes de produção de carne e oferecer ao consumidor uma alternativa considerada mais saudável, em matéria de carne vermelha.
Historico Mundial.
A criação de búfalos e