Bsc empresa de serviços contabeis
A seguir, enumera-se as etapas de criação e implementação do BSC, segundos Kaplan e Norton.
4.11 PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD DE KAPLAN E
NORTON
39
A proposta de Kaplan e Norton está baseada em três etapas:
Etapa I – a arquitetura do programa de medição;
Etapa II - o consenso em função dos objetivos estratégicos;
Etapa III - a escolha e elaboração dos indicadores.
4.11.1 Etapa I – Arquitetura do programa de mediação
Há duas tarefas na Etapa I: selecionar a unidade organizacional adequada e identificar as relações entre a unidade de negócios e a corporação.
a) Tarefa 1: Selecionar a unidade organizacional adequada. O arquiteto, consultando a alta administração, deve selecionar a unidade organizacional adequada à implementação do scorecard. Dependendo do porte da organização, pode ser bastante complexo iniciar o trabalho pela elaboração de um scorecard corporativo. Assim, pode ser interessante começar por uma unidade estratégica de negócios como, tecnologia, marketing, vendas, dentre outras, e, ao mesmo tempo, por facilidade, pode-se criar medidas agregadas de desempenho financeiro, sem problemas de alocação de custos e transferências de preços de produtos e serviços, entre outras unidades organizacionais, garantindo que se defina uma estratégia coerente e independente.
b) Tarefa 2: Identificar as relações entre a unidade de negócios e a corporação.
Aqui, o arquiteto deve analisar o relacionamento da unidade selecionada com outras unidades, bem como, a estrutura divisional e corporativa, realizando entrevistas com seus principais executivos, a fim de levantar quais os objetivos financeiros estabelecidos para a unidade, os temas corporativos