BSC - balanced
CURSO: Planejamento e Gerenciamento Estratégico
MÓDULO: Planejamento Estratégico Com BSC
PROFESSOR: June Alisson Westarb Cruz
O Impacto do Balanced Scorecard em Medidas de Desempenho Financeiro
O Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho. Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.
O trabalho, propos averiguar o impacto da adoção do BSC no desempenho das organizações, através de duas medidas contábeis – ROA e ROE – e uma medida de mercado, o preço das ações.
Segundo o artigo, não existe um conceito lapidado de forma que seja possível afirmar que o Balanced Scorecard seja a solução para os problemas da medição de desempenho tradicional baseada no paradigma da produção em massa.
A interpretação e o significado de desempenho variam de acordo com questões institucionais de cada empresa e com a sua dependência com relação aos seus recursos.
Foram analisados 15 empresa para a pesquisa: Aracruz, Banco do Brasil, Brasil Telecom, Braskem, Cemig, Copel, Embratel, Gerdau, Petrobras, Petroflex, Randon, Suzano Papel, Tim, Unibanco e Vivo.
Coletaram informações anuais relativas aos Balanços Patrimoniais e Demonstrativos de Resultados do Exercício (DREs) para cada uma das empresas pesquisadas, cujos dados foram obtidos junto ao banco de dados Economática® Software para Investimentos LTDA.
Para investigar a existência de um relacionamento estatisticamente significativo da variável de BSC com as de desempenho financeiro e preço das ações das empresas estudadas foram empregados modelos de regressão linear simples.
A perspectiva consiste em que as empresas após a implantação do BSC aumentem seu desempenho, do ponto de