BSC - Balanced Score Card
Tabuleiro do Norte – CE
Abril de 2013
BSC
O BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia usada para gerir e balancear as empresas, que tem como principal objetivo alinhar o planejamento estratégico com as ações operacionais e organizacionais da empresa, auxiliando na tomada de decisão a respeito de suas operações, processos de produção, objetivos, produtos e clientes, ou seja, visando o atingimento do Planejamento Estratégico da organização. Como essa metodologia não foca somente o financeiro, a gestão poderá ter uma visão mais ampla e de longo prazo em relação à empresa, tendo assim uma importante ferramenta para ter um êxito no futuro.
O BSC serve também para gerenciar diversos processos, como o estabelecimento de metas individuais e de equipe, planejamento e outras áreas em que se faça necessário uma gerência objetiva e precisa. Para isso, o BSC trabalha com quatro perspectivas essenciais: a financeira, a do cliente, dos processos internos, e do aprendizado e crescimento. Essas quatro diretrizes permitem ajustar a estratégia e muda-la quando houver necessidade, equilibrando todos os indicares existentes na empresa.
PERSPECTIVA FINANCEIRA
Como sabemos, o principal objetivo de toda a empresa é obter uma boa margem de lucro, sendo assim, esta perspectiva está diretamente relacionada com a lucratividade da estratégia aplicada, permitindo medir e avaliar os resultados dos negócios, suas falhas e benéficos, analisando as consequências que surgirão no decorrer da execução da estratégia e levando em consideração também a satisfação de seus clientes. Dependendo da lucratividade geral, pode-se saber se a estratégia utilizada está trazendo bons resultados ou se será necessário fazer alguma alteração nos planos de ação da empresa. Os objetivos financeiros devem ser traçados de acordo com o plano global da empresa, levando em consideração a fase em que a mesma se encontra.
PERSPECTIVA DOS CLIENTES
Hoje as