Bsc - balanced score card
Acadêmicos:
* 1 - Quais os benefícios do BSC?
A metodologia deixa a estratégia tão transparente que cria uma unidade de todos os diretores em torno dela. Com BSC consegue-se dar foco e dizer o que é mais crítico. A metodologia garante que os recursos estão indo para o processo que realmente criarão valor para a empresa.
O BSC é um remédio para um mal que atinge muitas organizações: a dificuldade para fazer a estratégia chegar às áreas operacionais, o que acaba se traduzindo em problemas para tirar o planejamento do papel.
A tecnologia é uma engrenagem fundamental para colocar o BSC em movimento, mas não basta. BSC é uma metodologia ampla que envolve diversos componentes e mexe com a própria cultura de uma corporação. Justamente por ser tão complexa e envolver toda a estrutura empresarial, uma iniciativa desse calibre deve partir da alta direção e, se possível, do próprio presidente, sob risco de servir somente para encher os bolsos de consultorias e fornecedoras de software. Um projeto de BSC precisa nascer bem apadrinhado para vingar. Trata-se de uma iniciativa que, por definição, tem de ser top-down, ou seja, vir de cima.
No entanto, ao decidir levar a cabo uma estratégia desse tipo, cedo a presidência da companhia perceberá que a implantação precisa de indicadores, que nada mais são do que os dados da empresa. Esta é a hora em que o projeto de BSC bate à porta do departamento de tecnologia. E o executivo de informática deve estar pronto não apenas para escutar, mas para sugerir caminhos. O BSC oferece uma grande oportunidade para que a empresa, seja do nível menor ao maior cargo gerenciador, participe diretamente das discussões estratégicas, afirma David Norton, um dos pais da metodologia.
A implantação do modelo de BSC deve ser norteado por cinco princípios. O primeiro deles é que a direção esteja comprometida a colocar os recursos da empresa a serviço da estratégia - afinal, os primeiros grandes usuários de BSC são