Bsc - balanced score card
Fundamentos do Processo Administrativo
A - Por quais razões o BSC não tem sido praticado efetivamente nas empresas que adotam a ferramenta? Enumere 10 justificativas.
1 – O seu nexo de causalidade unidirecional demasiado simplista; o mapa estratégico convencional apenas aponta alguma espécie de relação entre variáveis, qualitativa e unidirecional, ainda que visualmente atrativo, nunca passando para o terreno da correlação quantitativa; ou seja, nem sequer é tentado determinar o impacto de sub-cumprimento ou sobre-cumprimento de um indicador de recursos nas variáveis de avaliação de desempenho.
2 – Não distingue os diferenciais temporais entre ações e o respectivo impacto no desempenho; os efeitos de determinadas ações carecem de algum tempo para se revelar, a definição de nexos de causalidade no mesmo plano temporal.
3 – Ausência de mecanismos de validação da relevância dos indicadores selecionados; a estrutura do BSc não contém nenhuma forma de avaliação da robustez dos KPIs selecionados; a própria necessidade de reduzir os indicadores a um mínimo útil, eficiente e controlável leva por vezes a que sejam escolhidas determinadas métricas apenas por critérios de simplicidade, não considerando que muitos indicadores são, pela sua própria natureza, contraditórios entre si.
4 – Pode promover injustiças se utilizado linearmente como determinante de complementos remuneratórios; sobretudo se não forem acautelados os aspectos de rigor relativos a uma correta inter-relação entre as variáveis como a sua décalage entre os planos temporais.
5 – A ausência de uma base histórica suficiente para análise de um indicador pode levar a conclusões imprecisas.
6 – Muito internamente focado.
7 – Vínculo entre estratégia e a operação insuficiente.
8 – Não separa causa e efeito no tempo.
9 – Ausência de mecanismos para validação.
10 – Na maioria das situações, devemos