engenharia civil
INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS
Aluno: Pedro Ivo Pereira Nunes
INTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS
Teodolito: é um instrumento de precisão óptico que mensura ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia.
Fio de prumo: é um instrumento usado na construção civil para verificar a verticalidade (aprumo) de um elemento construtivo (pilar, parede e aresta).
Trena: Instrumento utilizado para medições diretas de distâncias. Podem ser de vidro, aço ou ínvar. As trenas de fibra de vidro não são recomendadas pelo fato das fibras de vidro quebram e não ser visível aos usuários. As de aço devem ser utilizadas com fator de correção de temperatura.
Nível: é um instrumento destinado a gerar um plano horizontal de referência, para calcular os desníveis entre pontos. Podem ser automáticos ou digitais. Instrumento muito utilizado por profissionais da Geo mensura. Usado por muitos técnicos e engenheiros na área da construção civil.
Estação total ou Taqueômetro: é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias . A evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias trouxe como consequência o surgimento deste novo instrumento, que pode ser explicado como a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.
GPS : Instrumento destinado para medições de coordenadas geodésicas via satélite.
Baliza: Instrumento que serve para elevar o ponto topográfico com o objetivo de torna-lo visível.
Bússola: Instrumento que se utiliza para a determinação do norte magnético, direções e ângulos horizontais.
Piquete: São estacas de, madeira com secção transversal quadrada de 4 cm x 4 cm, com comprimento de 20 cm a 25 cm, apontados em uma das extremidades. Tem por finalidade a materialização de um ponto topográfico, sendo cravado no solo, ficando apenas 3 cm a 5 cm