Bruxas na modernidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentada uma resenha do artigo da autora Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan da Universidade Federal do Rio Grande do sul sendo o tema utilizado por ela as Bruxas na Modernidade a partir disso será feito um breve resumo sobre o artigo e a apresentação dos pontos principais abordados como a caracterização da bruxa pela Inquisição ,as perseguições sofridas por elas e os reflexos causados na figura das bruxas até hoje.
2 DESENVOLVIMENTO
O artigo em questão aborda o tema das bruxas na modernidade partindo disso autora se utiliza de duas vertentes a romântica e a eclesiástico sendo que a romântica vê a ligação das bruxas com a natureza e a eclesiástico já veja as práticas delas como pagã. As mulheres consideradas bruxas na maioria das vezes eram parteiras ou possuía algum tipo de conhecimento em ervas que podia curar as pessoas.
Segundo afirmam EHERENREICH & ENGLISH (1984,S.13) as bruxas não surgiram espontaneamente ,mais foram fruto de uma campanha de terror realizada pela classe dominante .
A Inquisição também chamada de Santo Ofício ,era uma instituição formada pelos tribunais da igreja que perseguiam ,julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta.
Com isso a caracterização da bruxa durante a Inquisição constitui-se como um dos elementos mais perversos produzidos na sociedade patriarcal do Ocidente. A partir da