MHS
1 – Sabendo que a pulsação de um movimento harmônico simples é de 5. rad/s, calcule o período e a frequência desse movimento.
2 – Qual o valor da aceleração de um corpo que descreve um MHS, quando sua elongação é x=0 e quando x=A?
3 – Qual a frequência de um oscilador que tem pulsação ω = rad/s?
4 – Qual a força exercida em um corpo de massa 0,5 kg quando ele está em um oscilador massa-mola de amplitude 30 cm, tendo um período de 3 segundos, no momento em que sua elongação é máxima? Considere = 3.
5 – Um corpo, em MHS, desloca-se entre as posições - 50 cm e + 50 cm de sua trajetória, gastando 10 segundos para ir de uma a outra. Considerando que, no instante inicial, o móvel estava na posição de equilíbrio, em movimento retrógrado, determine:
a) o período.
b) a velocidade escalar máxima.
6 – Um bloco de massa 4 kg está preso à extremidade de uma mola de constante elástica 25π²
N/m e em equilíbrio sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa, no ponto O, como mostra o esquema abaixo. O bloco é então comprimido até o ponto A, passando a oscilar entre os pontos A e B. Calcule o período do movimento.
7 – Uma partícula em MHS, de amplitude 3 m, tem velocidade máxima de m/s (em valor absoluto). Calcule o período do movimento.
8 – No instante inicial de seu movimento harmônico simples retilíneo, um corpo está na posição de equilíbrio. E, a partir desta posição, desloca-se no máximo 40,0 cm para a direita ou para a esquerda. Para percorrer o caminho entre essas duas posições extremas, o corpo leva 6,0 s.
Considere = 3,0.
a) Qual o período de duração desse movimento?
b) Calcule a aceleração do corpo ao passar pela posição de equilíbrio.
c) Calcule o módulo da velocidade máxima do corpo.
9 – (UFPB) Um corpo de massa 40 g oscila em torno da posição de equilíbrio com MHS
(movimento harmônico simples) preso a uma mola de constante elástica 0,16 N/m. Determine o período de oscilação do sistema. (Adote