mhs ondas
Disciplina – Fenômenos Oscilatórios e Termodinâmica
2ª Lista de Exercícios – Oscilações – Movimento Harmônico a Prof Naiane Oliveira Semestre – 2014.2
01) Uma massa m presa a um fio ideal de 0,4m oscila realizando um MHS, no plano vertical, em um local onde a aceleração da gravidade é 10 m/s². O movimento assemelha-se a um pêndulo simples. A outra extremidade do fio está fixa no teto de uma sala. Determine: a) o período (resp: T = 2π/5 s); b) a frequência (resp: 5/2π Hz).
02) Determine a posição de uma partícula que realiza um MHS presa a uma mola de constante elástica K, no instante que a energia cinética é o dobro da energia potencial, para o caso onde a amplitude é A. (resp:
A/√3)
03) Seja T o período de um pêndulo simples que realiza um MHS com uma partícula de massa m presa a uma das extremidades livres de um fio de comprimento L e com a extremidade superior fixa. Se essa mesma partícula for presa a um fio de comprimento 4L, determine o seu novo período em função de T.
(resp: T' = 2T)
04) Um pêndulo simples de comprimento L quando oscila em uma região onde a aceleração da gravidade é g ele apresenta período T e frequência f. Se ele for levado para um local onde a aceleração da gravidade for g/2 e sendo mantido as condições climáticas do local anterior, determine em função de T e f, o novo período e a nova frequência que passará a oscilar. (resp: T' = T√2; f’ = f/√2)
05) Uma massa de 2 kg realiza um movimento harmônico simples presa a uma mola de constante elástica
200N/m. A amplitude do movimento é 3 m. Calcule a velocidade máxima, a aceleração máxima, a frequência e o período. (resp: 30 m/s, 300 m/s2 , 5/π Hz e π/5 s)
06) A energia total de um móvel de 4,0kg que realiza movimento harmônico simples, preso a uma mola de constante elástica k = 100N/m é 5000J. Calcule a amplitude, a frequência e o período desse movimento. (resp. : A = 10 m, f = 5/2π Hz e T = 2π/5 s)
07) Uma partícula descreve movimento