QUESTION RIO MELANIE KLEIN
01 – Quais as principais contribuições da teoria psicanalítica de M. Klein?
As principais contribuições da teoria de M. Klein são: A técnica Psicanalítica do Brincar, a análise com crianças, a importância da mãe – o primado materno, superego precoce, complexo de Édipo precoce, posições Esquizo-paranóide e depressiva, seio bom e seio mau e a Inveja
02 – Quais as principais diferenças teóricas entre Klein e Freud?
03 – Qual a concepção de Klein sobre o superego e complexo de Édipo?
Origem Superego, a respeito da teoria Kleiniana, se localiza já nos primeiros estágios do conflito edípico. Sua formação se inicia desde muito cedo, “e o que faz com que ele apareça é o advento do Complexo de Édipo” .Melanie revela que a criança introjeta objetos em cada fase de sua organização libidinal, e o superego é construído a partir destes elementos introjetados. “O superego se desenvolve a partir dessas figuras introjetadas as identificações da criança – influenciando, por sua vez, a relação com os pais e todo o desenvolvimento sexual. Já para o Complexo de Édipo começa paralelamente com início da “posição depressiva”, uma vez que é nesta fase que os sentimentos amorosos passam a ocupar cada vez mais espaço, no lugar dos sentimentos persecutórios e destruidores, característicos da “posição esquizoparanóide”. E seu declínio coincidirá exatamente com a prevalência de dos sentimentos característicos da “posição depressiva”,o amor da criança pelos pais, o desejo de preservá-los e não mais de destruí-los.
04 – Explique a posição esquizo-paranóide (como a criança percebe a mãe, que sentimentos permeiam essa relação e que mecanismos de defesa são utilizados pela criança).
05 – Explique a posição depressiva (como a criança percebe a mãe, que sentimentos permeiam essa relação e que mecanismos de defesa são utilizados pela criança).
Em boas condições de desenvolvimento o bebê começará a sentir que seu objeto ideal e