Mhs na vertical
Resumo – Esse artigo vai explicar a MHS (Movimento harmônico simples) na vertical, que é análogo ao MHS na horizontal. Utilizando como aplicação o Bungee jumping.
Palavras-Chave: MHS na vertical, bungee jumping.
I. Introdução
A Um corpo de massa m realiza MHS quando, sobre uma trajetória retilínea, oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio x=0, sob ação de uma força denominada força restauradora (Fel) que sempre é dirigida para x=0. Essa força é a força elástica fornecida pela expressão Fel = - kx (lei de Hooke). Neste caso iremos estudar o MHS na vertical.
II.OBJETIVO
Primeiramente dar uma breve descrição do Movimento Harmônico Simples na Vertical e suas propriedades. Em seguida relacionar seu estudo com uma situação real. Onde suas tais propriedades são perfeitamente aplicáveis.
III. MHS RETILÍNIO
À medida que afastamos o corpo de massa m para a direita a partir da posição de equilíbrio x=0, a força restauradora vai aumentando até atingir um valor máximo no ponto x=A. Analogamente, se empurramos o bloco de massa m para a esquerda a partir da posição x=0, uma força de sentido contrário e proporcional ao deslocamento X surgirá tentando manter o bloco na posição de equilíbrio x= 0, e esta força terá módulo máximo no ponto de x=-A, a partir de onde, retornará.
A distância do ponto x=0 até os extremos x= A e x= -A é chamada de amplitude A desse MHS. Observe que nesses extremos A e –A, ocorre inversão de sentido do movimento da massa e a velocidade é zero. Na passagem pela posição de equilíbrio, a velocidade é máxima em módulo.
Fig. 1- MHS retilíneo
III. MHS VERTICAL
Na situação de um MHS vertical com a massa m e em equilíbrio e distendida de x, temos: Fel= P (1)