fisica
Aluna: Livia Maria Soares da Silva
2012.1.04032.11
Rio de Janeiro, 27 de Novembro de 2012
Índice
1)
2)
3)
4)
5)
6)
7)
Introdução teórica
Objetivo final
Lista de materiais
Procedimentos experimentais
Cálculos
Questões
Conclusões
1) Introdução teórica
Para total compreensão do experimento descrito a seguir, deve-se estabelecer alguns conceitos, como por exemplo, o MHS (Movimento
Harmônico Simples) que é um movimento que ocorre de modo periódico ou cíclico. O MHS também pode ser descrito como o movimento de oscilação mais elementar, e pode ser observado em qualquer sistema em equilíbrio estável que subitamente tem essa situação modificada, passando a executar um movimento periódico, cíclico ou oscilatório, sendo o último o termo mais usado para designar esse tipo de situação.
Nesse relatório o objetivo de estudo é um sistema massa-mola que consiste em um corpo de massa m preso a extremidade de uma mola cuja extremidade oposta está fixada a uma estrutura. Quando a mola é comprimida ou distendida o corpo inicia um movimento de vai-e-vem regido pela força restauradora exercida pela mola:
F = - KX (Lei de Hooke)
Sendo o x a deformação causada pelo peso do corpo de massa m, a força recebe o sinal negativo por ser uma força restauradora, ou seja, aquela que tende a fazer com que o sistema volte a sua posição original
(equilíbrio estável).
Figura 1 – Sistema Massa-Mola sobre superfície horizontal
A figura acima demonstra o aumento da deformação da mola conforme a compressão ou distensão aumentam. Se movimentarmos o corpo para a esquerda uma força proporcional na mesma direção e em sentido oposto surgirá para manter o equilíbrio e atingirá seu valor máximo em X = -A .
Se movimentarmos o corpo para a direita a força restauradora aumentará atingindo seu valor máximo em X = +A. A distância da origem O até os pontos X = +A e X = -A é chamada de amplitude de oscilação.
O