Hidrostática princípio de arquimedes
Princípio de Arquimedes
Resumo:
Esse experimento tem como objetivo principal determinar o empuxo exercido pela água sobre um corpo de forma cilíndrica e comparar o valor experimental do empuxo com aquele previsto pela teoria. Assim determinamos o peso de um corpo em dois meios de densidades diferentes. O peso real, no meio, ambiente, e o peso aparente, no meio água. Assim veremos que há diferenças no peso a depender de quanto volume do corpo for submerso na água.
DO OBJETIVO
1.1. OBJETIVO GERAL
Tem-se como base um exemplo comum do Princípio de Pascal para explicar como um sistema hidráulico funciona.
Uma aplicação bastante simples desse princípio é a Prensa Hidráulica na qual relataremos a pressão que se aplica a um fluido que se transmite integralmente a todos os seus pontos bem como ás paredes do recipiente que o contém.
1.2. OBJETIVO ESPECÍFICO
Vamos montar uma base em forma de U no qual aplicaremos uma pressão numa pequena área, embora a força aplicada seja bem menor que a força peso o trabalho realizado é o mesmo. Trabalho é força vezes distância. Tem-se, portanto, um mecanismo eficaz de aumento da força aplicada. Bastando construir um dispositivo com área, na outra extremidade, bem maior do que a área original na qual aplicamos a força. Este é o princípio de funcionamento da prensa hidráulica. Ao aplicarmos uma força não muito grande numa das extremidades, podemos levantar um determinado objeto na outra extremidade.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1 HIDRÓSTATICA
Princípio de Arquimedes (EMPUXO)
Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo ( ).
Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso ( ), devida à interação com