Hidrostática e seus princípios.
Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido estudado, a água, é por isso que, por razões históricas, mantém-se esse nome. Fluido é uma substância que pode escoar facilmente, não tem forma própria e tem a capacidade de mudar de forma ao ser submetido à ação e pequenas forças. A palavra fluido pode designar tanto líquidos quanto gases.
Como surgiu?
No o século III a.C. havia, nessa época, um rei chamado Herão, rei da Siracusa. Ele imaginava que um de seus ourives o havia enganado, misturando prata em sua coroa de ouro. Chamou então Arquimedes e pediu que ele descobrisse se a coroa era de ouro maciço ou se possuía prata dentro sem sequer dar um arranhão em sua coroa.
Todos ficaram abismados, querendo saber como Arquimedes faria isso, na verdade, nem ele mesmo sabia. Como bom “camarada”, no entanto, não poderia recusar o “pedido” de um rei.
Em todo canto que Arquimedes ia, levava a coroa. Num belo dia de sol, resolveu tomar um banho em sua banheira. Enquanto brincava com seus barquinhos, sem querer, deixou a coroa do rei cair na banheira. Arquimedes ficou em estado de choque.
Era isso, ele havia descoberto! Ao deixar a coroa cair, ele percebeu que o tanto de água que subia tinha algo a ver com o tamanho da coroa!
Arquimedes, satisfeitíssimo, saiu correndo pela rua para avisar ao rei de sua descoberta magnífica gritando: “EUREKA!” (achei em grego). A empolgação foi tanta, que esqueceu até de vestir sua roupa!
Princípio de Arquimedes
“Um corpo sólido imerso num fluido sofre a ação de uma força dirigida para cima igual ao peso do fluido deslocado.”
FE = Wfluido = ρfluido . Vdeslocado . g
Isto é devido à pressão hidrostática no fluido.
No caso de um navio, o seu peso é contrabalançado por uma força de impulsão igual ao volume de água que desloca, que corresponderá ao volume submerso do navio. Se lhe for acrescentada mais carga, esse volume