Hidrostática
A hidrostática é a parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso, sob a ação de forças gravitacionais que atuam constantemente.As leis que regem a hidrostática estão presentes no nosso dia-a-dia, mais do que podemos imaginar. Elas estão presentes, por exemplo, na água que sai da torneira, nas represas das hidrelétricas que geram a energia elétrica que utilizamos e na pressão que o ar está exercendo sobre nós nesse exato momento.Para entender essas leis, é preciso compreender primeiramente o conceito de pressão e densidade, para depois aprofundarmos em Hidrostática.
Fluido
Fluido é uma substância que tem a capacidade de escoar. Quando um fluido é colocado em um recipiente qualquer, o fluido adquire o formato do recipiente.Podemos considerar como fluidos líquidos e gases.Particularmente, ao falarmos em fluidos líquidos, devemos falar em sua viscosidade, que há atrito entre suas moléculas durante um movimento. Quanto menor a viscosidade, mais fácil o escoamento do fluido.
Pressão Ao observarmos um sapato de salto e começarmos a andar com ele em um tapete de areia, percebemos que ele vai deixar a areia cheia de furinhos, cheia de pequenas crateras e se tirarmos o salto percebemos que o pé não deixa marcas na areia. Então, o que podemos identificar? Isso acontece, pois ao aplicarmos uma força, provocamos uma pressão diretamente proporcional a esta força (pé no sapato) e inversamente proporcional a área da aplicação (salto na areia).
No caso do sapato, quanto menor for a área de contato com a areia mais intensa será a pressão de uma força nela aplicada.A unidade de pressão no SI é o Pascal (Pa), que é o nome adotado para N/m².
Matematicamente, assim representamos a pressão: Sendo: p= Pressão (Pa)
F=Força (N)
A=Área (m²)
Pressão hidrostática Os fluidos também exercem pressão sobre outros, devido ao seu peso.Para obtermos esta pressão, consideramos um