hidrostática
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
3º - SEMESTRE
Hidrostática/fluidos
ALUNOS
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade IV, como exigência da disciplina engenharia de controle e automação.
Orientador (a): Prof. Eng.
SUMARIO
Introdução 3
2. Lei de Arquimedes 4
2.1. Lei de Stevin 6 2.2. Lei de Pascal 7
3. Hidrostática no cenário da engenharia 8
4. Conclusão 8
5. Referencia 9
1. Introdução
Hidrostática
A hidrostática é a parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso, sob ação de um campo gravitacional constante, como ocorre quando estamos na superfície da Terra.
As leis que regem a hidrostática estão presentes no nosso dia-a-dia, mais do que podemos imaginar.
Elas se verificam, por exemplo, na água que sai da torneira das nossas residências, nas represas das hidrelétricas que geram a energia elétrica que utilizamos e na pressão que o ar está exercendo sobre você nesse exato momento.
Pressão
A grandeza física determinada pelo quociente entre uma força aplicada e a área de ação dessa força recebe o nome de pressão. É o que se vê na figura abaixo:
2. Lei de Arquimedes
A lei de Arquimedes, como o próprio nome indica, foi descoberta pelo matemático e físico da antiga Grécia Arquimedes (cerca de287 a. C.-212 a. C.).
Em física, a lei de Arquimedes estabelece que um objeto total ou parcialmente imerso num fluido desloca um volume de fluidoque pesa o mesmo que a aparente perda de peso do objeto. Esta perda de peso, por sua vez, é igual à magnitude da forçavertical de baixo para cima, ou impulsão, experimentada pelo objeto.
Se o peso do objeto for inferior à impulsão exercida pelo fluido, ele flutuará, parcial ou completamente, acima da superfície. Seo seu peso for igual à impulsão, o objeto ficará em equilíbrio abaixo da superfície. Se o seu peso for