ATPS REMA
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
ENGENHARIA MECÂNICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – REMA
ENSAIO DE TRAÇÃO
ANÁPOLIS
JUNHO DE 2013
1 – INTODUÇÃO:
A determinação das propriedades mecânicas dos materiais é obtida por meio de ensaios mecânicos, realizados no próprio produto ou em corpos de prova de dimensões e formas especificadas, segundo procedimentos padronizados por normas brasileiras e estrangeiras.
O corpo de prova é preferencialmente utilizado quando o resultado do ensaio precisa ser comparado com especificações de normas internacionais.
Em um ensaio de tração, um corpo de prova ou provete é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material (ensaio destrutivo).
2 – REFERENCIAL TEÓRICO:
Será descrito a seguir resumidamente os aspectos principais dos ensaios de tração utilizados neste trabalho, ou seja, o ensaio de tração, suas características durante o ensaio até a ruptura. Além disso, será apresentado o equipamento utilizado para realização do “ensaio de tração” denominado Equipamento Universal, os tipos de deformação: “Elástica e Plástica”. Abordar-se-á as características do corpo de prova, os tipos de encaixe para o teste de ensaio de tração: rosca, cunha e flange, os tipos de fratura: dúctil e frágil. Concluindo o cálculo do módulo de “YOUNG”.
2.1 – ENSAIO DE TRAÇÃO:
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo,