PsicologiA
Centro de Educação a Distância SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
Profª: Hlenrose Pedroso
Senhor do Bonfim
2012
1 INTRODUÇÃO
A formação da sociedade brasileira sempre foi algo para debates e reflexões, fomos catequisados e “descobertos” por outros povos, com cultura e costumes arraigados que nos ficaram como herança. A perpetuação das diferenças também foi uma marca deixada pela colonização, pois o país cresceu a base da mão de obra escravocrata de negros e índios, e desde então foi-se formando a sociedade brasileira.
Passou-se a era da burguesia, onde dominados e dominantes circundavam em espaços sociais restritos á cada categoria social, sempre prevalecendo o domínio do mais forte sobre o mais fraco.
Esse trabalho visa apresentar as desigualdades sociais como marca dessa formação social, bem como a humilhação que ainda sofrem as camadas e as profissões mais desfavorecidas e o sofrimento psíquico que sofrem trabalhadores com o trabalho considerado desqualificado como é o caso dos catadores de lixo: Os garis, considerados como pessoas invisíveis socialmente.
2. A HUMILHAÇÃO SOCIAL
A desigualdade social é o ponto de partida para a humilhação social, é o sentimento da dignidade humana sendo destruído. O cidadão pobre não se imagina sendo humilhado, ele é realmente submetido a diferenças de classes, passa por situações constrangedoras não por ser apenas uma pessoa diferente, mas por ser cidadão de baixa renda ou pouca instrução de vida acaba ficando mais exposto as criticas e situações na sociedade. A humilhação Social é o fenômeno político e ao mesmo tempo psicológico.
Os autores Jessé Souza e Fernando Braga da Costa apontam em suas obras a desigualdade social como fenômeno