Psicologia Social
SERVIÇO SOCIAL
Psicologia Social
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho em primeiro momento apresenta o resumo de alguns textos indicados pela
ATPS (Atividade Presencial Supervisionada). Após leitura dos mesmos e as devidas orientações, pondo em prática todo conhecimento absorvido através do acompanhamento do trabalho de uma Funcionária da Coleta Seletiva Gari, que tem a sua profissão, entre outras, como uma das menos favorecidas, reconhecidas e humilhante.
Expressa também a importância do reconhecimento pelo seu trabalho e mostra a humilhação e a invisibilidade social que a maioria dos trabalhadores tem enfrentado. Existem outros aspectos também relevantes, obtidos com o acompanhamento do trabalho da Gari,
destaca-se ainda o estudo, a análise, a compreensão e a participação da sociedade e dos órgãos governamentais na vida dos trabalhadores que vivem sobre intensa humilhação e invisibilidade social.
2 – HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA
Após a leitura dos artigos podemos identificar que os dois autores discutem sobre o assunto da invisibilidade social, onde temos consciência que a invisibilidade social diz respeito a alguma coisa ou algo que não se pode ver.
Pode-se constatar que os indivíduos destacados, no decorrer da leitura, sentem-se humilhados no sentido de que não tem condições as quais anteriormente ditas de um trabalho digno para que possam sentir-se vistos e aceitos de uma forma proveitosa em meio a outras classes.
A política pública em si não os favorece com o suporte suficiente, com isso se sentem extremamente desqualificados, frustrados por não conseguirem o que almejam para uma vida pelo menos mais digna com relação a trabalho, saúde, educação e segurança.
3 – A DESIGUALDADE E A INVISIBILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DA
SOCIEDADE BRASILEIRA.
O sociólogo Jessé Souza ressalta as diferenças de gênero, classe, idade e cor, onde os fatores são os principais problemas da sociedade.