Economia
O café era o principal produto para a exportação o que estimulou a expansão da lavoura no país, no século XIX houve grande imigração a partir de 1850 em virtude da expansão cafeeira e abolição da escravatura.
A partir de 1850, devido a essa grande expansão, houveram incentivos (subsídios e taxa de retorno garantida) à construção de ferrovias que 62% delas situavam entre as regiões cafeeiras: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo) e os ingleses controlavam 72% das malhas ferroviárias.
2. Qual a razão que levou à construção de ferrovias no Brasil a partir da segunda metade do século XIX e qual o principal problema dessas ferrovias?
A razão foi devida a grande quantidade de imigrantes vindos para o Brasil e a quantidade de café que começou a ser produzida, sendo o produto de maior exportação chegando a ser 61,4% de toda a exportação do país.
O problema dessas ferrovias se dá ao envelhecimento das malhas ferroviárias, da baixa tecnologia, da falta de armazéns, do frete caro e dá administração falha. 3. A partir de que momento ocorreu uma expansão da indústria leve e qual a finalidade dessa expansão?
A partir de 1880, essa expansão industrial se deu devido ao capital que fora formado com a ajuda da exportação de café e dos outros tipos de comércio exportadores, ou seja, aumentou-se a renda da população e a demanda por produtos de consumo não duráveis, com isso houve a necessidade da expansão da indústria leve.
4. No que consistiu a chamada “República do Café com Leite”. Quais as implicações desse tipo de arranjo de forças?
A República do Café com Leite foi também chamada de Primeira República ou de República Velha e aconteceu entre os anos 1889-1930, ela envolvia as oligarquias políticas Mineiras e Paulistas, manipulando o governo central a fim de controlar o