Resumo da dissertação "o projeto CURA em Presidente Prudente: uma porta para a cidade?"
Mara Lúcia Falconi da Hora
Capítulo 1 – Delimitação da problemática de pesquisa
1. Delimitação da problemática da pesquisa
Projeto CURA (Comunidade Urbana para Recuperação Acelerada), criado pelo Banco Nacional da Habitação (BNH) para financiar projetos de desenvolvimento urbano com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Principais objetivos que levaram a autora a optar pela análise do projeto CURA III:
Era o programa mais recente e que por isso possuía maior fonte de dados.
Sua implantação ocorreu no contexto da crise do BNH.
A área de implantação do projeto (Zona Leste) que até então, apesar de densamente povoado (majoritariamente por população de baixa renda), não havia sido beneficiada por um grande projeto de desenvolvimento urbano.
A importância do tema se refere a forma como esta veio a repercutir na estrutura urbana da cidade, e quais os efeitos que essa “nova” especialidade trouxe àqueles que ocupam/ocupavam aquela área da cidade. O enfoque da análise está na forma como se efetivou a implantação do CURA III e quais as transformações que vieram a ocorrer, tanto na estruturação da cidade como um todo, quanto nos processos de valorização/especulação imobiliária e de segregação sócio-espacial na área atingida.
Objetivos norteadores da pesquisa de dissertação:
Reflexão sobre o papel do estado no processo de produção do espaço urbano, apoiado na criação do BNH e no modo como essas políticas urbanas desenvolvidas especializaram-se concretamente na cidade.
Verificar a importância dos investimentos públicos, especialmente oriundos do CURA III, no processo de (re)estruturação do espaço urbano de Presidente Prudente.
Verificar em que medida houve segregação sócio-espacial após os investimentos do programa (valorização dos terrenos/imóveis, ou sobre tributação das áreas atingidas pelos benefícios).
Analisar os