educaçãode
Instituto de Psicologia
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
ADAIL VICTORINO CASTILHO
1993
Mestrado
BENCHAYA, Rachel. Percepção do estágio supervisionado em Psicologia Escolar: relatos de estagiários e supervisores. 1993. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar) Universidade de São Paulo, São Paulo.
Resumo: Descreve e analisa a estrutura e o funcionamento do estágio supervisionado em Psicologia
Escolar, de dois cursos de Psicologia na cidade de Belém-PA. Os ss são 16 estagiários e 5 supervisores do estágio supervisionado em Psicologia Escolar, pertencentes a Universidade Federal do Pará (UFPA) e
União das Escolas Superiores do Pará (UNESPA). Realiza entrevistas com os ss e analisa documentos relacionados com os cursos. Verifica que as atividades dos estagiários são desarticuladas do planejamento do local do estágio; os objetivos dos estágios são gerais e a avaliação e realizada com critérios que necessitam de clareza e objetividade; e que os alunos chegam despreparados academicamente para o estágio. Aponta a necessidade de uma maior articulação entre o supervisor, o estagiário e o local onde o estágio e realizado a fim de que cada um possa conhecer as expectativas do outro e estabelecer os direitos e deveres que possam advir dessa interação.
DECHICHI, Cláudia. Caracterização de crianças encaminhadas a classe especial para deficientes mentais leves. 1993. 141 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar) Universidade de São Paulo, São Paulo.
Resumo: Investiga aspectos relativos a classe especial para deficientes mentais leves (ce), identificando tanto as características principais desta população, quanto aquelas relacionadas aos aspectos dos relatórios de avaliação psicológica destes alunos. Os ss são 164 alunos matriculados em 1992 em 15 ces de 11 escolas estaduais de São Paulo-SP. Coleta os dados através da consulta aos prontuários dos alunos e
consequente