LITERATURA INFANTIL
Para aprofundarmos nossa discussão sobre a poesia na literatura infantil, leia o texto “A educação do ser poético”. Observe as reflexões de Drummond a respeito da seguinte questão: “Por que motivo as crianças, de modo geral, são poetas e, com o tempo, deixam de sê-lo?” Em seguida, escreva um texto dissertativo que responda à indagação acima, proposta pelo poeta Carlos Drummond de Andrade. Na verdade o próprio ser precisa despertar em sí o interesse constante, e em partes devem então contar com a experiência linguística, poética e lúdica, e que traga consigo uma experiência ligada a oralidade antes mesmo de entrar na escola, seja ela através de jogos, músicas dentre outras, onde ele venha tornar-se capaz de construir uma criação própria.
Pode-se observar então que para Drummond a criança consiste em interpretar um caráter educativo vínculado, que alimente seu espírito, mesmo que seja ele considerado um trabalho complexo. Onde venha auxiliar o desenvolvimento das reflexoes utilizadas no momento, caracterizando o ser poético como prática social, vindo a exigir mais esforço por parte do leitor.
O púlblico infantil reage de acordo com sua curiosidade, no entanto usa seu pensamento criativo para desenvolver inúmeras criações, sejam versinhos, rimas, poesias dentre muitas. Desse modo, o professor deve então ter um olhar também criativo e encentivador, para que entao possa construir e promover a educaçãode um ser poético, pois necessitam de certa forma mostrar sua total apreciação para com a poesia pois sem dúvida a poesia está ligada a textos diferentes, sendo assim a criança necessita conhecer, obsevar o tema para que necessariamente criar com suas próprias palavras, intigadas e ligadas a seus próprios sentidos e que se deixem fluir seus pensamentos para ousar e se ter experiências, deve-se permear a construção do conhecimento mediante a um encontro do ser com a poesia. Sendo assim torna-se evidente que a poesia é uma