A Malaria No Brasil
Segundo a revista ciências e cultura, no século XIX, a malária estava presente em todo o territoriol, principalmente na costa litorânea, poupando alguns segmentos dos estados sulinos. A Amazônia e todo o planalto central viviam imersos na maleita. Apesar das pesquisas indicarem numeros muito alto de casos de malária por ano. no início do século XX no territorio brasileiro, a situação do parasita era estável.
(ciência e cultura) acesso 14/03/2015
_____________________________________(Figura fio cruz acesso 20/03/2015 as 16h24minhrs) CONCLUSÃO.
Ao decorrer dessa pesquisa conclui-se que a malaria é uma doença infecto contagiosa,tropical,que tem causado tantos problemas sociais,quanto problemas econômicos no mundo,sendo considerado problema na sua saúde publica.a malaria é considerada como epidemia,ocasionando desordenada ocupação que dificulta as operações de seu controle,gerando assim epidemias da maleita.
Histórico
A malária sempre foi, desde os tempos antigos, um dos principais flagelos da humanidade. Atualmente, grande parte da população contraem malária em todo o mundo. cerca de 1,5 a 2 milhões de pessoas morrem anualmente. E Quase 3 mil crianças morrem por conta do alto índice do parasita. Os custos diretos e indiretos da malária esta aproximado US$2 bilhões anual. A doença mata, anualmente, duas vezes mais que a HIV e muito mais que qualquer outra doença infecciosa. (Cienciaecultura)
A malária continua sendo, entre as doenças causadas por protozoários, a de maior impacto nas populações do mundo, isso porque os plasmódios são encontrados em áreas onde habita quase a metade da população mundial. É uma doença infecciosa causada mosquito por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida ao homem por fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles,seus sintomas são, febre, calafrios e sudorese. Quatro espécies de plasmódio podem causar a doença: P.