Brincar é preciso
• Pesquisa e seleção do tema:
O tema deste projeto surgiu pela observação das crianças e o interesse delas pelas brincadeiras, assim podendo resgatar as brincadeiras do passado dos pais e avôs delas. É por meio de brinquedos, brincadeiras e jogos que a criança interage de forma mais significativa com o conhecimento e demonstra maior envolvimento, alegria e participação nas atividades. Brincando ela descobre que é capaz de pensar, fazer e sentir.
• Justificativa:
Considerando que vivemos em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais avançada e os recursos tecnológicos muitas vezes tem isolado as pessoas, é importante oportunizar às crianças o contato com os brinquedos e brincadeiras de antigamente. É preciso resgatar nas crianças o hábito de brincar, uma vez que, por meio destas, elas desenvolvem-se em todos os sentidos. Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, aprendendo a agir e exercitar sua autonomia e curiosidade. A criança que pode brincar torna-se um adulto que preserva a capacidade de se apropriar do mundo criativamente, transformando-o por meio de suas realizações intelectuais e artísticas.
• Problematização:
A práxis do projeto estará pautada na reflexão da leitura da obra “Pinóquio”, por meio da qual estaremos levantando questões, discutindo e vivenciando situações que envolvam a prática do brincar.
• Objetivos:
Resgatar o hábito de brincar nas crianças;
Socialização;
Conhecer diversos tipos de brincadeiras;
Identificar características específicas de cada brincadeira;
Desenvolver a criatividade e autonomia;
Propiciar ao aluno conhecimentos sobre a evolução dos brinquedos através dos tempos;
Oportunizar, através de oficinas, a utilização de materiais recicláveis e sucata em geral na confecção de brinquedos;
• Desenvolvimento:
Leitura da obra “Pinóquio” entre outras;