Brincadeiras de rua na escola
TEMA: Brincadeiras de rua na escola
O projeto foi idealizado para a escola inteira, pois o pátio é o local de circulação de todas as turmas, podendo também ser um espaço para o professor propor muitas atividades, ou mesmo reunir o grupo para uma roda de conversa e assim partirem para a realização da atividade.
JUSTIFICATIVA
Na educação infantil o professor esta muito próximo da criança, muitas vezes exercendo um papel de cuidador, porém existe muito mais do que um cuidador, um professor, que deve pensar em seu grupo, construir uma proposta pedagógica, ou seja, seu planejamento, e aliado a isso deve promover segurança, acolhimento, lugar para a emoção, desenvolvimento das habilidades sociais, instigar a curiosidade, o desafio e promover a oportunidade de investigação sem deixar de lado o domínio do espaço e do corpo, enfim o professor que ingressa na educação infantil tem bastante tarefa para com seus alunos.
Pensando a educação infantil como parte fundamental do desenvolvimento da criança que nela esta inserida, é importante não perder de vista seu mundo imaginário. Não devemos deixar de trabalhar e instigar sua vida imaginativa. Nela, a criança vai vivenciar seu medo e enfrenta-lo da forma mais lúdica.
O professor, ao fazer seu planejamento, não pode esquecer as experiências e a trajetória vivida por esta criança. Pensar na realidade do seu grupo, na idade em que se encontram, e o que estão buscando, é uma maneira de conduzir o aprendizado de maneira mais prazerosa e tranquila.
A atuação do professor deve sempre estar embasada em um conhecimento teórico, estando ciente da responsabilidade na formação das crianças. Assim como a capacitação e reciclagem dos mesmos.
A adaptação na escola, principalmente na primeira escola, é parte importante e fundamental. Esta deve ser feita de forma tranqüila e no tempo da criança. A mãe por sua vez, deve contar ao professor a narrativa de seu filho, algo que é